Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Dia da Filosofia

Dia Internacional da Filosofia

Em 2002, a UNESCO instituiu a comemoração do Dia Internacional da Filosofia, na terceira quinta-feira do mês de Novembro de cada ano, certamente porque reconheceu o contributo da Filosofia para o desenvolvimento de um pensamento informado e para a formação de uma consciência atenta.

Este ano, os alunos das turmas B, E, F e H do 11º ano associaram-se às comemorações, levando a cabo um conjunto de iniciativas destinadas a promover a filosofia junto da comunidade educativa.
Os alunos do 9º ano de escolaridade constituíram o público-alvo desta iniciativa e, por isso, foram convidadas algumas turmas, designadamente as turmas C, E e G, que no dia 20 de Novembro, no Auditório 1 desta escola, participaram nas actividades dinamizadas pelos colegas das turmas B, E e H, que assumiram o papel de turmas anfitriãs.

A intervenção de cada turma do 11º ano, com uma duração aproximada de 90 minutos, envolveu estratégias diversificadas: projecção de filmes, apresentações em PowerPoint, distribuição de folhetos, exposição dialogada. Todas as estratégias e recursos utilizados pretendiam, de uma forma apelativa, esclarecer o lugar da filosofia no currículo do ensino secundário.
No período da manhã, foi emitido um programa de rádio intitulado “A música ao serviço da Filosofia” e à hora do almoço, professores e alunos tiveram a oportunidade de ler pequenas biografias de filósofos e frases que marcaram a história da filosofia; textos previamente colocados nas mesas da cantina pelos alunos do 11º E.

Os alunos de Artes (11º F) assumiram a tarefa de decorar o átrio da escola e dois grupos de alunos desta turma aceitaram o desafio de construir um logótipo da Filosofia.

Cabe informar, ainda, que foram enviados e-mails para algumas instituições da nossa cidade, tendo em vista a defesa da Filosofia e do seu ensino.

Por fim, agradece-se a participação de todos os alunos envolvidos nesta actividade e, em particular, a disponibilidade manifestada pelos alunos e professores das turmas do 9º ano de escolaridade.

Professora Fernanda Botelho




Trabalho realizado pelo 11ºB

Caros aprendizes de filósofos,

Hoje é um dia muito importante para todos aqueles a quem a filosofia mudou a forma de pensar e agir. Hoje, 20 de Novembro de 2008, celebra-se o Dia Internacional da Filosofia.
Nós, alunos do 11º E, convidamos-vos a festejarem este dia connosco. Pretendemos com esta iniciativa facilitar o vosso contacto com a disciplina de Filosofia que integra o currículo do ensino secundário.
É natural que, enquanto alunos do 9º ano, perguntem: O que é a Filosofia? O que estuda e para que serve? Qual é, afinal, a importância de estudar Filosofia?
Não queremos que pensem que a filosofia é apenas mais uma disciplina entre tantas outras… Simplesmente porque defendemos que é uma disciplina diferente!
Uma razão importante para estudar filosofia é o facto de estar lidar com questões diferentes, mas fundamentais acerca do sentido da nossa existência: Quem somos? Por que razão estamos aqui? As nossas vidas têm alguma finalidade? Seremos livres ou a nossa acção já está pré-destinada? E assim por diante, porque o número de questões é infindável.
Outra razão importante é o facto de a Filosofia ajudar-nos a desenvolver “um outro olhar sobre o mundo”: um olhar crítico, atento e informado.
Numa palavra, ajuda-nos a DESPERTAR.
Finalizamos com uma citação de Descartes: “Viver sem filosofar é ter os olhos fechados sem se esforçar nunca por os abrir”.

Os alunos do 11º E

Sem comentários: