Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Mediateca - Resultado do Concurso "Sentir Natal"

Inserido no Plano Anual de Actividades da Mediateca teve lugar o concurso literário “Sentir Natal” que contou com a participação de alunos do ensino básico e secundário. Esta iniciativa teve como objectivo fomentar e consolidar hábitos de escrita e promover a criatividade e a imaginação.
Prémio
Ensino Básico
Helena Isabel da Silva Teixeira

















Natal?
O que é isso?
Quando era pequena
Disseram-me que era
Uma época onde havia
Paz no mundo,
E as pessoas eram todas irmãs
Mas hoje sei…
Que isso nem sempre é verdade
Há guerras em todos os países
E não há liberdade.
Irmãos de costas voltadas,
Meio mundo contra outro meio
Crianças violadas,
E ninguém sabe o que fazer,
A vida é injusta
E o meu coração bate
Tão depressa…
Quando me lembro
Que há pessoas que têm tudo,
E pessoas que não têm nada.
Natal!?
Será que ainda existe?


Prémio
Ensino Secundário
Andreia Filipa Ramos Seara




















O frio afável dá-me arrepio.
Aconchego-me no casaco pesado e quente.
(E sabe tão bem! …)

Há estrelas no céu e luzes na Terra.
Tantas luzes,
tão pequenas,
tão brilhantes…

E não só! … (Hum…)
Há música? …
Sim! …
(Tantas vozes! Tão alegres!)
É melodiosa. Suave. Ritmada.
(Que dizem elas?)

Mas este cheiro!
É pesado, quente e doce.
Não é comum!
(sorrio)
Relembra-me o mesmo de memórias,
imensas,
junto da lareira quente
da casa velha e farta da minha avó.
(lá fora neva)

No paladar, aveludado,
quente,
cresce uma vontade subtil,
intensa,
de provar novamente esses sabores
(inconsciente sorrio e fantasio)

(acorda!)
Apresso-me
(Esperam-me em casa)
(Apenas a verdadeira felicidade importa)

Sem comentários: