Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sábado, 10 de janeiro de 2009

Noël 2008











Na Camilo festejou-se “Noël 2008"


No âmbito do plano de actividades da disciplina de Francês, algumas docentes do grupo ficaram incumbidas de fazer uma pequena actividade para assinalar esta quadra natalícia.
Assim, e porque esta é uma quadra que mexe ainda com sentimentos, memórias e traz alguma “boa vontade” mesmo aos mais cépticos e desprovidos do outrora tão respeitado e apregoado espírito natalício, aproveitou-se a”efeméride” não só para cumprir um calendário previamente estipulado e com o intuito de promover e divulgar as tradições natalícias francesas, mas fundamentalmente para fazer reavivar e incutir quer nos nossos alunos quer na comunidade educativa em geral, o espírito de natal, de amizade e de convívio.
Pretendeu-se também mostrar que a língua francesa continua a ser uma das mais faladas do mundo e continua, tal como a sua cultura, a assumir um papel preponderante nesta grande aldeia global em que vivemos.
Assim, a escola Camilo Castelo Branco esteve em festa durante os dia 17 e 18 de Dezembro com vários cartazes ilustrativos da forma como os franceses vivem esta quadra.
Foram projectados quer no átrio da escola quer na biblioteca dvs de músicas e contos de natal, em língua francesa;
Foram colocados à disposição de todos, mini-dossiers com menus e respectivas receitas do “Réveillon de Noël”, contos etc;
Na biblioteca da escola funcionou durante todo o dia 17 de Dezembro um “atelier de Noël” que proporcionou aos alunos que por lá passaram toda uma panóplia de actividades tais como: consulta de sites, devidamente seleccionados com diversas actividades de lazer e enriquecimento do vocabulário alusivo à quadra;
Foram projectados vídeos de canções de Natal e o conto “L a petite fille aux allumettes” que tocou particularmente os alunos dos 7º E e D ; do 8º E,D eF do 9ºH.
Foi também com emoção que assistiram a um PowerPoint elaborado para esta ocasião e inspirado no “Noël des Enfants du Monde” que mostrou um outro lado “mais cruel “do Natal de muitas crianças do mundo, nomeadamente da Palestina e de Israel, onde frequentemente não há tréguas nesta quadra “mágica”. Os alunos referidos compreenderam a mensagem e de certeza que se sentiram mais reconfortados e privilegiados, por não vivermos esta nem outra quadra daquela forma. Foi este o “tal espírito de Natal” que atrás referimos e que conseguimos (desculpem a imodéstia) incutir, nem que fosse por breves instantes.
No final de cada sessão foi distribuído aos presentes “papillotes”, os tradicionais bombons de chocolate que nesta quadra fazem as delícias dos meninos franceses e não só!
A todos os que participaram, alunos, professores e funcionários o nosso obrigado.

Texto e imagens
Professora Brízida Azevedo

Sem comentários: