Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

terça-feira, 17 de março de 2009

Parlamento Jovem

Rumo a Lisboa
por Bárbara Fontes


No dia 9 de Março, a nossa escola participou, com mais 16 escolas do distrito, na Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens - Básico. Este projecto, cujo tema este ano é “Alimentação e Saúde” é uma iniciativa institucional da Assembleia da República, e tem como principal objectivo incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política.
A Sessão Distrital decorreu no IPJ, com a presença do Governador Civil, do Vice-presidente da Câmara, do Coordenador da Equipa de Apoio às Escolas na sessão de abertura e um elemento do projecto da Assembleia da República. De seguida, os 55 alunos deputados, tiveram a oportunidade de colocar diversas questões à Deputada Paula Barros.
Ao longo de todo o dia, os deputados envolveram-se num entusiasmante debate em defesa das medidas a propor à Assembleia da República.
Os representantes da nossa escola – Guilherme Sousa (9º C), Márcia Rocha (9º D), Joana dos Santos (9ºD), como suplentes - acompanhados por mim, Bárbara Fontes (9ºC) na qualidade de jornalista/repórter e coordenados pela professora Ana Rocha revelaram-se verdadeiros políticos uma vez que o nosso projecto de recomendação foi o mais votado, servindo de base ao projecto de recomendação do círculo de Vila Real. No entanto, o sucesso não se ficaria por aqui já que a nossa Escola foi uma das eleitas para representar o círculo de Vila Real na Sessão Nacional, e o nosso deputado Guilherme Sousa, o porta-voz do grupo.

Deputados Eleitos:
Escola Secundária com 3.º Ciclo Camilo Castelo Branco:
Guilherme Magalhães de Sousa - Porta-voz
Márcia Filipa Ferreira Rocha
Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos de Vidago:
Henrique Lage Menezes
Guilherme José Esteves Pelayo
Escola Secundária com 3.º Ciclo Dr. Araújo Correia:
José Pedro de Moura Martins
Manuel Jorge Marques da Cruz


Círculo de Vila Real
Projecto de Recomendação à Assembleia da República
Os deputados do Círculo de Vila Real apresentam à Assembleia da República as seguintes recomendações:
1. Implementação de uma disciplina, de carácter obrigatório para o Ensino Básico, de “Educação para a Saúde e Cidadania” com noventa minutos semanais. Esta disciplina será leccionada por um professor responsável, articulada com um grupo multidisciplinar (nutricionista, psicólogo, médico) nomeadamente para desenvolver acções de divulgação dentro da área da saúde. São eliminadas as disciplinas de Formação Cívica e Área de Projecto.
2. Aumentar os benefícios fiscais relativamente à agricultura biológica de forma a permitir o seu desenvolvimento e poder reduzir-se, deste modo, o preço dos produtos, incentivando o seu consumo; aumentar os impostos sobre os fast-food e limitar, gradualmente, a sua venda nas escolas, de forma a diminuir o seu consumo.
3. Criação de uma semana nacional dedicada à alimentação saudável durante a qual se procederia a um amplo debate e à realização, a nível escolar, de palestras e rastreios.

Sem comentários: