Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Vila Real em grande no Parlamento dos Jovens


Certamente que será uma experiência que os alunos de Vila Real nunca mais esquecerão.
Nos passados dias 20 e 21 de Abril, os senhores deputados Guilherme Sousa e Márcia Rocha (Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco), Henrique Menezes e Guilherme Pelayo (EB2/3 de Vidago) e José Martins e Manuel da Cruz (Escola Secundária/3 Dr. Araújo Correia), com os jornalistas Bárbara Fontes (Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco) e Bruno Soares (EB2/3 de Vidago) dirigiram-se à Assembleia da República, a fim de defenderem o Projecto de Recomendação do Circulo de Vila Real.
Depois de várias horas de viagem, e já na companhia dos deputados de Leiria, chegámos finalmente à Assembleia, onde se realizaram as Comissões, sob orientação de deputados da Assembleia da República em representação dos grupos parlamentares, para debate na generalidade e especialidade dos Projectos de Recomendação aprovados nas diversas Sessões Distritais e de onde saíram quatro projectos a serem debatidos no dia seguinte. Enquanto isso, os jornalistas fizeram uma visita guiada por todas as salas da Assembleia da República. No final houve um pequeno lanche para toda a gente e um concerto de jovens cantores, “comandados” por Helena Vieira. Seguiu-se um belo jantar oferecido pela AR, no refeitório do edifício, isto antes de os autocarros se dirigirem para o INATEL de Oeiras, onde ficaram hospedados todos os deputados e onde passaram uma noite cheia de novas amizades com colegas de todo o país.
No dia seguinte, enquanto os senhores deputados vestiam os seus fatos e preparavam a sua capacidade de argumentação, o sol ergueu-se por detrás duma magnífica vista para o mar. Após um pequeno-almoço cheio de agitação e nervosismo à mistura, dirigimo-nos, outra vez, para a Assembleia da República, mais precisamente para a Sala do Senado. Aqui deu-se a abertura solene da Sessão Plenária, pelo Presidente da Assembleia da República com a presença da Sra Ministra da Educação. Seguiu-se um período onde os jovens deputados tiveram a oportunidade de colocar questões aos deputados que lá se encontravam em representação dos partidos: PS, PCP, CDS-PP, PSD, BE e Partido Ecologista “Os Verdes”. Após este período, seguiu-se o debate da recomendação para aprovação do texto final. Em simultâneo, os jovens jornalistas usufruíram de uma conferência de imprensa com o Dr. José Seguro, Presidente da Comissão de Educação e Ciência que respondeu às perguntas dos jornalistas. A Sessão foi interrompida para desfrutarmos de um excelente almoço nos claustros do Palácio de S. Bento e por fim, deu-se a conclusão do debate e a votação global da Recomendação, com 10 medidas, incluindo uma do Círculo de Vila Real. O encerramento do Plenário foi feito pelo Presidente da Comissão de Educação e Ciência que entregou os diplomas ouvindo-se o hino de Portugal, cantado por outro coro de pequenos cantores.
Na viagem de regresso, apesar de cansados, viemos a falar de todas as memórias que trouxemos e da política em geral, uma vez que, quem sabe, amanhã seremos nós quem estará à frente de Portugal. Uma vez que esta experiência inesquecível não poderia ter acontecido sem muito trabalho nos “bastidores”, os agradecimentos vão, em especial, para a professora Ana Rocha e restantes professores, pois sem eles nada disto teria sido possível.

Obrigada!

Bárbara Fontes, 9ºC





Sem comentários: