Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

MEDIATECA - Concurso de quadras alusivas ao S. Martinho

No passado dia 11 de Novembro, a Mediateca realizou um concurso de quadras alusivas ao S. Martinho. Participaram mais de 100 alunos, uma dezena de professores e uma dezena de funcionários, que após visualização de um power point relativo à lenda de S. Martinho, de improviso diziam quadras, das quais mais de 100 foram escritas e entregues para o concurso de que se apresentam as quadras premiadas.

1º prémio (Ensino Diurno)

Olha o S. Martinho
De sol a espreitar
Uma fogueirinha
Toca a festejar

Que lindas que são
No lume a estalar
Vamos lá meninos
Vamos lá a provar

Castanhas quentinhas
Que boas que são.
Cuidado meninos
Não queimem a mão.

Rui Ribeiro, 9ºF

2º prémio (Ensino Diurno)

S. Martinho foi bondoso
Partilhou com o sem-abrigo.
Estava um dia chuvoso
Mas o tempo foi seu amigo.

Patrícia, nº 21, 7ºF (em resposta a Ana , nº1, 7ºF)

1º prémio (EFA)

- Olá s. Martinho!
Vem cá abaixo comer
Castanhas e provar
O teu vinho.

- Não vou já, estou
embriagado,
Mas desculpa,
Não fui eu o culpado.

Estou tonto, nem vejo
A minha espada.
Vou dormir e não
pensar em mais nada.

Sérgio Lameirão, EFA NS A

2º prémio (EFA)


Há festa na minha aldeia
No dia de S. Martinho
Fogueiras assando castanhas
Abre-se o pipo do vinho.

Eva Silveira, EFA B3


Prémio - Professores

Teve sorte, aconchegou-se
O pobre do S. Martinho
Deram-lhe metade da capa
Em vez de castanhas e vinho.

Aida Pereira

Prémio - Funcionários

No dia de S. Martinho
O sol não pode faltar
As castanhas bem assadas
E o pipinho encertar.

Comer com muita vontade
Devagar p’ra não engasgar
Mas se ficar aflito
Beber uma pinga p’rajudar!....

Maria João

Sem comentários: