Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Entrevista a um antigo aluno

“Foram anos importantes que ajudaram a definir a pessoa que sou hoje.”

Antigo aluno da escola Camilo Castelo Branco, de Vila Real, sempre ligado às raízes escolares que lhe forneceram os ensinamentos de suporte para a vida, Sérgio Reis, de 22 anos, falou-nos um pouco do seu percurso escolar e profissional.

J&T - Como antigo aluno do Liceu, que recordações levou desta escola?
-
Essencialmente boas recordações. Relembro a maioria de todos os professores e funcionários, que ainda hoje me cumprimentam e me conhecem, e especialmente a memória de todos os amigos/as que fiz durante a minha passagem pela escola secundária. Foram anos importantes que ajudaram a definir a pessoa que sou hoje. Tentei aprender com todos e a retirar o melhor de cada um. Todos os professores foram importantes na minha formação e todos os meus colegas me ajudaram a crescer. Sem dúvida que passei muitos momentos divertidos durante esses anos.

J&T - Já teve oportunidade de visitar a escola? Acha que algo poderia ser melhorado?
- Já tive oportunidade de visitar a escola após a minha saída e penso que ela tem melhorado a nível das condições. Na minha opinião, ao nível de estruturas é das melhoras escolas das proximidades e penso que actualmente está ainda melhor. Em relação a esta questão, penso apenas que a possibilidade de as turmas serem menores poderia ajudar a melhorar os resultados. De resto, penso que os alunos têm todas as condições para atingir um bom nível de ensino.

J&T - Seguiu para a universidade?

- Sim, posteriormente ao Secundário segui para o Ensino Superior, tendo entrado na UTAD, por opção pessoal.

J&T - As bases que adquiriu no Secundário foram adequadas às exigências do Ensino Superior?
- Por culpa minha, talvez não tenham sido as mais adequadas, uma vez que queria seguir Letras e não optei por essa área no Secundário, apesar de ter tido essa hipótese. Mas penso que, de uma ou outra forma, todos os professores me ajudaram. Como é natural, uns mais que outros, mas todos conseguiram despertar em mim o hábito de estudo que me tem sido muito útil e indispensável no meu curso. Por isso encontro-me agradecido a todos eles. E tendo em conta o que vejo na universidade, penso que o Ensino Superior necessitava de muitos deles.

J&T - Que curso está a frequentar?
- Sou finalista do curso de Ciências da Comunicação.

J&T - Qual é a profissão que pretende exercer no futuro? Porquê?
- Neste momento já estou a estagiar como jornalista. É a profissão com que sonhava quando era mais novo, a par de jogador de futebol (risos), e por isso estou motivado por as coisas estarem a correr bem. Porquê? Porque acho que os profissionais desta área desempenham um papel fulcral na sociedade actual, porque a comunicação sempre me despertou muita curiosidade e porque dizem que tenho jeito (risos).

Texto:
João Moreira, Nº17, 10ºB
Tiago Relvas, Nº25, 10ºB

Sem comentários: