Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

domingo, 14 de março de 2010

“A Mulher na literatura transmontana” no "À conversa com… Hercília Agarez”

No âmbito do plano das actividades da sala de estudo realizou-se no passado dia 8 de Março “À conversa com… Hercília Agarez” subordinada ao tema “A Mulher na literatura transmontana” . A sala encheu-se de alunos do secundário (10ºH,11ºE e 12ºG) e de professores da escola. Contagiados pela boa disposição e extraordinária exposição da escritora Hercília Agarez, antiga aluna e professora desta escola, ouviram-se poemas lidos com muita expressividade por alunos e professores que deram a conhecer ou fizeram relembrar belíssimos textos de poetas transmontanos :António Cabral, Miguel Torga, Barros Ferreira, Vaz de Carvalho e de professores da Camilo Hercília Agarez, António Fortuna e Henrique Morgado, ao som dos acordes da viola de Carlos Santelmo. Viveram-se momentos emocionantes e que ficarão decerto na memória dos presentes, principalmente pelo civismo e interesse demonstrados pelos alunos. Não foram esquecidas as pintoras transmontanas Graça Morais e Chi Pardelinha cujas mulheres, por elas pintadas, animaram os expositores da sala e os marcadores com os poemas dos poetas referidos e que foram oferecidos a todos.
Teve também um especial destaque o retrato a carvão de uma anciã transmontana pintado e cedido por Leonor Ribeiro e que fez não só as delícias de todos os presentes como inspirou o “nosso poeta da bicicleta” cognome dado carinhosamente por Hercília Agarez ao professor poeta desta escola António Fortuna que logo “rabiscou” um poema no livrinho que sempre o acompanha.
Agradece-se a todos os que se disponibilizaram para podermos concretizar esta actividade, nomeadamente a Direcção da Escola e à Senhora Directora Dra. Fátima Rodrigues que deu as boas vindas à nossa ilustre convidada; os professores António fortuna, Victor Lousada, Carlos Santelmo, Fátima Assunção, Ana Maria Ferreira e a excelente colaboração das alunas de Artes 12ºG) Assunção e Raquel que apesar do trabalho de final de período, ajudaram na elaboração dos marcadores, na montagem dos expositores da sala e fizeram a reportagem fotográfica.

Texto : Brízida Azevedo
Fotografias: Assunção Vaz e Raquel Laranjeiro ( 12ºG)


Sem comentários: