Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

domingo, 17 de outubro de 2010

Benoit Mandelbrot

Benoit Mandelbrot, matemático franco-americano pioneiro da geometria fractal, morreu esta quinta-feira, aos 85 anos, em Cambridge, Massachusetts, vítima de cancro, revelou a sua família em comunicado.

As suas descobertas foram aplicadas a vários domínios, como a geologia, medicina, astronomia ou engenharia.
O Presidente francês, Nicolas Sarkozy, homenageou a memória de Mandelbrot, em comunicado, considerando-o um “espírito forte, original, que jamais hesitou inovar”.
Nascido em Varsóvia, Polónia, a 20 de Novembro de 1924, numa família judaica de origem lituana, Mandelbrot fugiu da ameaça nazi refugiando-se em França com a sua família, antes de se instalar nos Estados Unidos, depois da Segunda Guerra Mundial.
O matemático desenvolveu os objectos fractais, uma nova classe de objectos matemáticos, cujos contornos desiguais podem imitar as irregularidades encontradas na natureza. Defendia objectos matemáticos que os seus pares consideravam “monstruosos”.
Numa entrevista ao jornal francês “Fígaro”, publicada em 1989, Mandelbrot explicava: “sempre pensei que existisse uma ordem na natureza. E estou muito contente por mostrá-la”.
Antigo aluno da escola Politécnica de Paris, Mandelbrot foi professor emérito da Universidade de Yale, em Connecticut, EUA. Antes de entrar no Centro de Investigação da IBM em 1958, o investigador trabalhou no Centro Nacional de Investigação Científica (CNRS), em Paris.

Fonte: Público on-line
Enviado por António Teixeira
Ver mais em : http://www.publico.pt/Mundo/morreu-mandelbrot-o-pai-dos-fractais_1461407

Sem comentários: