Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Tradição do Regadinho I

Num momento em que se retoma a tradição do Regadinho, apresenta-se esta expressiva descrição presente na página Web da escola, para que as gerações mais novas conheçam estas iniciativas tradicionais e possam pôr também em prática o seu poder criativo e humorístico, bem necessário nos dias de hoje.

"O Regadinho é de tradição posterior a 1926. Com a liberdade de expressão suprimida teriam os estudantes idealizado um processo simples, divertido, crítico e atrevido de manifestarem a sua opinião, a sua contestação perante factos, pessoas e situações da vida citadina.

Vestiam-se de modo desusado, grotesco, caricato, extravagante, encarnando também um ou outro papel real, assumindo as mesmas posturas das pessoas ou das situações alvo do seu jogo. Então era o cortejo pela baixa, de muletas, de pijama, de combinação, com lençol, de fato de banho, de fraque, de cartola, descalços uns, esfarrapados outros, enpregados de mesa gentis, actuando como enfermeiros, médicos, professores, mendigos, piratas de perna de pau, senhores e senhoras da alta sociedade com todos os ademanes, casalinhos brincando aos amores, etc, etc. Havia cartazes com ditos picarescos, jocosos, irónicos, satíricos e por vezes mordazes; exibição de atrevidas minisaias, grupos acasalados, alusões caricatas, cantigas de luz de archote, danças engraçadas e piruetas.

- Pessoas havia que não escapavam nas alusões e também os intocáveis. Em 1953, pelas críticas ao dr. Carmálio que severamente tratava as meninas do Magistério Primário quanto a comportamentos sociais, desde o vestuário às relações sociais, foram censuradas todas as "piadas", pelo que nesse ano o Regadinho foi com uma rolha na boca.

- Alguns académicos vestidos a rigor faziam vai e vem de ambas as margens do cortejo, com archotes acesos numa das mãos, cantando a canção do Regadinho com acompanhamento da banda de música, ininterruptamente. . . mandões eram o Custódio e o Citrato !

- Era nos sábados de Novembro e mais tarde ao dia 30 pelas 8 horas da tarde!

-Nos tempos mais recentes, até 1988, passou para o dia 11 e à tarde."



1953


Regadinho nos anos 60. Animação das ruas da "Bila".


1968.


1972. Duas tradições de Vila Real numa só - regadinho e automobilismo.


1972 - Moda Outono-Inverno. Descapotáveis para que o frio melhor conserve as carnes!

Sem comentários: