Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

domingo, 6 de março de 2011

Diário do 7ºA

O Sexo dos Deuses – Sessão dinamizada pelo Dr. Anastássios Perdicoúlis
Sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2011
Liceu Camilo Castelo Branco

Querido Diário, olá!
Hoje, o pai da Mafalda, Anastássios Perdicoúlis, professor na UTAD, veio falar-nos sobre o Sexo dos Deuses. Ele é de origem grega, por isso falámos sobre os deuses gregos.
No início, o professor achou importante fazer uma introdução e começou: “Os deuses permanecem nas memórias”, pronunciou isso enquanto fazia uma linha no quadro. A linha era uma recta temporal onde localizámos alguns personagens. Começámos por falar de Homero, que era autor de várias poesias cantadas, algures no século IX a. C. (“adi” é a palavra grega para designar poesia cantada. Depois dialogámos sobre Platão, Sócrates e Aristóteles que localizámos no século IV a. C. Aeneas foi fugitivo da guerra de Tróia, ele foi uma das pessoas que relembrou ou ensinou o culto aos deuses que existia na Grécia. O Tasso – diminutivo de Anastássios – disse-nos também que os deuses já existiam no século IX e nessa altura já eram respeitados. Depois da “barreira” que foi o nascimento de Jesus Cristo, o culto a estes deuses foi desaparecendo e hoje, no século XXI, só resta o que alguns de nós sabemos.
Depois falámos sobre os Deuses do Olimpo (deuses mais populares no mundo helénico), que eram 12, mas primeiro falámos de Díke. Díke (lê-se diqui) é cega, representa-se sempre com uma balança na mão e, como é a deusa da justiça, mede a justiça. O Tasso disse que, no Tribunal do Porto, estava representada esta deusa. ΔΙΚΗ é como se escreve em grego. De seguida, fizemos a família/árvore genealógica dos Deuses do Olimpo:

Zeus – deus dos deuses;
Hera – deusa da família;
Hades – deus do inferno;
Poseidon – Deus da água;
Demeter – deusa da agricultura, fertilidade e das épocas;
Hephestus (Vulcano – latim) – deus dos vulcões e do fogo dominado;
Aphrodite – deusa da beleza e do amor;
Apollo – deus da luz;
Atena – deusa da sabedoria, da ciência, da estratégia e do combate;
Artemis – deusa da caça e da natureza (deusa virgem);
Ares – deus da guerra, deus guerreiro;
Dionysio – deus do vinho;
Hermes – deus mensageiro, dos comerciantes e dos ladrões;

Após vermos tudo isto, falámos das relações que tinham uns com os outros e, mesmo entre irmãos, o amor existia.
No final falámos de personificação de conceitos: alguns deuses eram associados a conceitos que lhes eram atribuídos.
Gostámos muito da palestra, foi muito interessante.

Beijos e até à próxima,
7º A

“Visita de estudo a Tresminas e à Anta da Fonte Coberta”
Terça-feira, 1 de Fevereiro de 2011
Liceu Camilo Castelo Branco


Querido Diário, como estás?
Já aguardávamos este dia desde que nos foi anunciado que faríamos esta visita de estudo... Hoje, aconteceu!
Conjuntamente com outras turmas de 7º ano, hoje de manhã cedo aguardámos a chegada dos dois autocarros que nos levariam até Vila Pouca de Aguiar, a fim de visitar o Complexo Mineiro Romano de Tresminas.
Chegados a Tresminas, estivemos a ouvir o nosso guia, que nos disse as normas que teríamos que seguir durante a nossa visita. O senhor que nos guiava levou-nos a ver depois o Complexo Mineiro Romano de Tresminas e suas belezas que são... bem, estonteantes, para alguém que aprecia a Natureza. Voltámos ao sítio onde primeiramente nos tínhamos encontrado, o parque de estacionamento. Aí, formámos 2 grupos: o que seguiria da primeira vez a ver uma mina...que era de hibernação para morcegos, e o outro que seguiria a seguir.
A mina estava escura... mas nós tínhamos lanternas. Tinha o tecto baixo... mas nós tínhamos capacetes, para evitar as cabeçadas. Bem, acabámos por ver 2morceguitos e por ficar com os pés todos molhados por não levarmos calçado apropriado e termos que passar num mini-lago dentro da mina.
Depois do almoço, estivemos a divertir-nos ao ar livre. Alguns jogaram futebol num descampado, outros esconderam-se atrás das árvores, dançaram e jogaram cartas na sombra destas, e, ainda, outros ficaram a apreciar o bom aroma da Natureza.
Entrámos nos autocarros de novo e seguimos até Alijó, para ver a Anta da Fonte Coberta. Lá, contemplámos as pedras que constituíam aquele monumento... pré-histórico. Uau! É difícil acreditar que há milhares de anos atrás o homem primitivo já fosse capaz de construir, não é?
Ouvimos uma breve explicação dos professores de História, acerca daquela anta, e fomos para os autocarros, para regressar a Vila Real pouco tempo depois.
Resta-nos dizer que gostámos muito desta visita de estudo e agradecer aos professores que a organizaram.
Com muitos abraços, beijinhos e tudo mais, os amigos do 7ºA.

P.S.: Hehehe!! Toda a gente achou muito engraçado o facto de... a Mafalda ter levado sopa!!!


Diário do 7ºA
Gabinete PES – Sessão dinamizada pela enfermeira Vanessa

Quarta-feira, 19 de Janeiro de 2011
Liceu Camilo Castelo Branco

Querido Diário, olá!
Hoje tivemos a visita da enfermeira Vanessa, na aula de Formação Cívica, das 16:45 às 17:30. Alguns colegas chegaram atrasados porque estiveram no Auditório a participar nas Olimpíadas de Matemática.
Quando a enfermeira chegou, apresentou-se e explicou-nos o que era o Gabinete PES, para que servia e onde se localizava – disse-nos que se fôssemos do átrio da escola na direcção da papelaria/reprografia, quando passássemos a porta do corredor havia um pequeno compartimento à direita das escadas, em cuja porta se lê “Canto dos Afectos”.
Depois, convidou-nos a fazer um jogo a pares, que consistia em escrever tudo o que sabíamos sobre o nosso colega do lado e, em seguida, tínhamos de ler para todos.
Por último, informou-nos acerca dos horários do Gabinete.
Entretanto tocou a campainha e saímos.

Beijos e até à próxima,
7ºA

4 comentários:

Anónimo disse...

adorei o diario do 7A

Anónimo disse...

O diário do 7ºA, está muuito bem constituído pelas suas palestras e visitas de estudo realizadas. Na minha opinião é uma coisa realizada com carinho e gosto. Adorei o diário do 7º A.

Anónimo disse...

adorei o diário do 7º a. Espero que para o próximo ano façam o vosso diário do 8ºA.

Anónimo disse...

adorei o diário do 7º a. Espero que para o próximo ano façam o vosso diário do 8ºA.