Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 10 de março de 2011

Entrevista aos professores António Teles e Tiago Carvalho

No dia 15 de Fevereiro de 2011, na Mediateca, nós, os alunos do 7ºD, acompanhados pelo professor de Estudo Acompanhado, realizámos, no âmbito da interdisciplinaridade, o projecto conjunto do Conselho de Turma/ Mediateca/Departamento de Expressões: entrevista aos professores António Teles e Tiago Carvalho com a cooperação do professor Ricardo Santelmo.
De acordo com a estrutura da entrevista, procedemos, inicialmente, à apresentação dos professores. Tarefa a cargo de dois alunos.
Prosseguimos com perguntas orientadas e constantes do guião. Ao professor António Teles, colocamos uma questão sobre a possibilidade de haver relações de semelhança entre os processos usados por Giotto nas suas pinturas iniciais e os graffiti.
O professor lembrou que no tempo do pintor italiano não havia sprays, nem paredes para pintar. Indicou as diferenças que particularizam essas práticas quer ao nível dos materiais, quer da intenção comunicativa. A seguir, reportou-se aos riscos de os graffiteurs poderem ser apanhados pela polícia.
Por sua vez, o professor Tiago Carvalho informou os alunos sobre o processo de construção de Veneza. Nas suas palavras, Veneza estava construída sobre uma base feita de madeira, mergulhada na água, sobre a qual as casas estão edificadas. No que respeita à construção comparou esta cidade à nossa capital, especificamente à baixa pombalina. Acrescentou também que antigamente Veneza era constituída por 65 ilhas e actualmente por 117.
Entretanto, chegou o professor Ricardo Santelmo que já esteve diversas vezes em Veneza. Respondeu a questões livres sobre esta cidade. Da sua intervenção destacamos a referência a um dos problemas de Veneza: a subida do nível das águas e, ainda, a necessidade de o evitar. Disse-nos que estão a investigar a diversos níveis uma solução para tão grave problema, nomeadamente a possibilidade de construir uma barragem, embora as consequências de uma possível tempestade possam ser desastrosas, destruindo tudo.
Depois de estarem esclarecidas as nossas questões e dúvidas, agradecemos aos professores.

7ºD

Sem comentários: