Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sexta-feira, 4 de março de 2011

O meu primeiro brinquedo

Quando eu era muito pequena, estava sentada ao lado da minha avó que cosia uns panos. Quando ela acabou, deu-me o que tinha feito: era uma boneca de pano muito engraçada. A roupa dela era um vestido laranja com flores azuis; as pernas e os braços às riscas e às pintas de várias formas; o cabelo era feito com linhas pretas que faziam uns enormes totós. No meio da cara tinha um grande sorriso feito com linhas vermelhas; dois grandes olhos castanhos.
Quando a vi, fiquei encantada, e sorri como a boneca. Fiz-lhe uma cama com uma caixa e uns panos, chamei-lhe Joana, porque era um nome que eu gostava muito.
Eu imaginava-a com vida, falava com ela e por ela. Ia fazer bolos de lama e punha-a a cozinhar comigo. Quando minha mãe me chamava para ir comer, eu ia com a minha Joana, dava-lhe comida, sujando-a toda. Até que um dia deixei-a na escola, e minha avó viu-a e levou-a para lavar. Fiquei muito aflita à procura dela, já com as lágrimas nos olhos.
Fui até à casa da minha avó, e lá estava ela, a minha Joana, pendurada pelos totós, na corda de secar a roupa! A partir daí, nunca mais a larguei.

Verónica Alves, Nº20, 7ºD

Sem comentários: