Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Projecção/debate do documentário “Desencontros”, de Pedro Neves.


“Todos nós, de um momento para o outro, podemos cair num buraco assim.” Pedro Neves

No dia 10 de Maio, pelas 15 horas, decorreu, no Auditório um da nossa Escola, a projecção/debate do documentário “Desencontros” de Pedro Neves. Esta iniciativa destinada aos alunos que, no ano lectivo anterior, participaram nas Comemorações do Ano Europeu Contra a Pobreza e Exclusão Social, contou com a participação dos sociólogos Catarina Oliveira e Rui Ivo Lopes, que exercem a sua actividade profissional na EAPN Portugal/ Rede Europeia Anti-Pobreza, e do realizador Pedro Neves, um dos fundadores da empresa audiovisual Red Desert.
Os alunos Pedro Baptista, Vanessa Guerra e Anabela Rodrigues conduziram, com profissionalismo, a apresentação dos nossos convidados, dando-nos, ainda, a conhecer o papel da EAPN Portugal - Associação de Solidariedade Social que, em 2010, vê reconhecido o trabalho desenvolvido desde a sua fundação, em 1990, com a atribuição do Prémio dos Direitos Humanos, por parte da Assembleia da República.
O documentário “Desencontros” constituiu o ponto de partida para uma discussão em torno do olhar do realizador, um olhar, que no caso de Pedro Neves, é assumidamente subjectivo e vinculado a causas sociais. Os casos reais, que ficámos a conhecer não em voz off, mas em discurso directo, têm o poder de romper com a nossa indiferença e abalar preconceitos e estereótipos socialmente instalados. São histórias de dor e sofrimento associadas à violência doméstica, à discriminação racial e à toxicodependência. São histórias de uma luta diária por “casa, comida e trabalho” e também pelo direito a sonhar com a liberdade e felicidade. Situações vividas por pessoas de “carne e osso” e que, às vezes, estão tão próximas de nós. Como afirma Pedro Neves:“todos nós, de um momento para o outro, podemos cair num buraco assim. A linha é muito ténue, principalmente nos tempos que correm…”



Pedro Baptista, Vanessa Guerra e Anabela Rodrigues na apresentação dos convidados.





Os sociólogos Rui Ivo Lopes, Catarina e o realizador Pedro Neves.




Um público exemplar: atento e participativo.



Nos"Desencontros", este foi um sorriso de um encontro.


Texto: Fernanda Botelho



Fotos e legendas: João Costa

1 comentário:

Rui Ivo Lopes disse...

É sempre um gosto participar nestes Encontros para partilhar experiências e fazer descobertas: como a de uma escola dinâmica, aberta onde se ensina a pensar e ultiva um espírito crítico. Parabéns aos professores e aos alunos pelo exemplo de cidadania que são!