Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

terça-feira, 17 de maio de 2011

Projecto Comenius - Traditions Round United Europe (TRUE)

No âmbito do Projecto Comenius - Traditions Round United Europe (TRUE) - Parcerias Multilaterais, a Escola Secundária Camilo Castelo Branco teve a honra de organizar, entre os dias 3 e 6 de Maio, o 7º e último Encontro das delegações participantes: Portugal, Espanha, Grécia, Itália, Turquia, Letónia e Polónia.
Esta iniciativa representou o culminar de três anos de trabalho que possibilitou a prossecução dos objectivos nucleares do programa, promovendo, por um lado, o conhecimento da unidade/diversidade do património cultural europeu e incentivando, por outro, o desenvolvimento do espírito de cidadania e tolerância face à diversidade cultural.




Recepção dos parceiros europeus pelos professores e alunos da escola.


Assim, no dia 3 de Maio, o dia inaugural das actividades, as diferentes delegações foram recebidas na nossa Escola pelos professores e alunos dinamizadores do Projecto, pelo Subdirector, Dr. José Luís Ventura, pelo Presidente do Conselho Geral, Dr. Vítor Lousada, e ainda pelas entidades convidadas, numa cerimónia de boas-vindas onde os convivas foram brindados com uma actuação musical da turma do Ensino Articulado da Escola (7ºA), tendo-se seguido uma calorosa troca de presentes. Posteriormente, o grupo assistiu a uma exibição de artesanato local que contou com a simpática presença de uma tecedeira de linho de Agarez e de um latoeiro que, in loco, presentearam toda a comunidade escolar com as suas artes. Depois de um retemperador “coffee-break”, seguido de uma visita guiada às instalações da nossa Escola, os parceiros foram recebidos oficialmente no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vila Real, pelo Presidente, Dr. Manuel Martins, pela Vereadora do Pelouro da Cultura, Dra. Dolores Monteiro, e pela responsável pelas Relações Internacionais, Dra. Cláudia Rodrigues Araújo. Esta recepção, que contou com a actuação do Grupo de Cantares Aleu, decorreu num ambiente de agradável intercâmbio cultural marcado pela boa disposição e simpatia de todos quantos nela participaram. Após um delicioso almoço, servido na cantina da Escola, os participantes do Encontro fizeram uma visita ao Museu da Vila Velha e realizaram um roteiro histórico-cultural pela cidade de Vila Real, contando com a presença do seu director, Dr. João Silva. Este primeiro dia, que constituiu um momento de verdadeira promoção da nossa cidade e da cultura da nossa região, terminou com uma visita ao incontornável Museu Etnográfico da cidade.


Actuação dos alunos do 7ºA na recepção oficial.



O estômago também foi consolado!




Demonstração de artesanato regional.



No dia seguinte, Quarta-Feira, depois da habitual sessão de trabalho comum a todos os encontros, as delegações deixaram-se encantar pela beleza do Palácio de Mateus, para depois almoçarem em S. Leonardo de Galafura, extasiando-se com a beleza da paisagem onde, como muito bem recordou o Dr. Manuel Martins, “a natureza se excedeu”, no dizer do saudoso Miguel Torga. Não poderia ter faltado, neste programa, uma prova de vinhos que teve lugar na Quinta do Vallado, seguindo-se um memorável cruzeiro no rio Douro, da Régua ao Pinhão.




Grupo Comenius no Palácio de Mateus.



A sempre inconfundível paisagem de S. Leonardo de Galafura.


Na Quinta-Feira, dia 5, as delegações viajaram até Guimarães, capital europeia da cultura 2012, numa visita aos monumentos da Colina Sagrada - o Castelo de Guimarães, a Capela de S. Miguel e o Paço dos Duques de Bragança. Depois de um delicioso repasto num restaurante local, no centro histórico da cidade, os convivas visitaram o centro histórico da cidade de Braga, que culminou num passeio com vista panorâmica sobre a cidade dos Arcebispos no Bom Jesus, pretexto para um alegre e merecido momento de descanso.


Equipa Comenius da escola no Bom Jesus de Braga.





Seleção espano-polaca em Braga.


No último dia, Sexta-Feira, dia 6, as delegações efectuaram um circuito ao Parque Natural do Alvão- com inevitável paragem em Lamas d’Ôlo e nas Fisgas de Ermelo - guiado pelo simpático Engº. Henrique Pereira, saboreando, no final da manhã, um merecido almoço volante no Parque Corgo. A tarde livre na cidade precedeu uma deliciosa e inesquecível mostra gastronómica, num Hotel da Cidade, que foi abrilhantada pela actuação do Grupo Cantaréu, contando com a presença da Directora da Escola, Dra. Fátima Duro, bem como das famílias de acolhimento dos alunos das delegações estrangeiras.
Em forma de balanço, podemos afirmar que os objectivos previamente traçados para o Encontro Final foram amplamente conseguidos, na medida em que favoreceu a abertura da Escola à comunidade envolvente e à comunidade exterior, promovendo a partilha de experiências entre comunidades escolares diversas. O sucesso desta iniciativa ficou bem patente na forma como os parceiros louvaram a beleza peculiar da nossa região e agradeceram a elevada simpatia e hospitalidade do povo português.
Uma última nota de agradecimento às entidades e personalidades envolvidas – Escola Secundária Camilo Castelo Branco, Câmara Municipal de Vila Real, Parque Natural do Alvão, Museu da Vila Velha e Etnográfico, Quinta do Vallado, Conservatório Regional de Música de Vila Real, artesãos, Grupo de Cantares Aleu e Grupo Etnográfico Cantaréu e às famílias de acolhimento – sem as quais o sucesso da iniciativa não teria sido possível.



Por
Equipa Comenius

Fotografia: Elsa Florindo, Carla Machado, João Costa e Biaggio

Sem comentários: