Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

terça-feira, 17 de maio de 2011

Respeito pela Diferença – Sessão dinamizada pela Dr.ª Antónia Gil

Terça-feira, 21 de Fevereiro de 2011
Liceu Camilo Castelo Branco

Querido diário,

Hoje tivemos mais uma visita especial, a Prof.ª Antónia Gil, mãe da Sara, que ensina meninos com necessidades educativas especiais.
Quando chegou, apresentou-se e, depois de referir o tema da presente Sessão, anunciou que iríamos ver um filme, uma das Grandes Reportagens da SIC.
O filme aludia ao quotidiano dos cegos e dos surdos, bem como das pessoas mais próximas deles. A partir da visualização deste filme, aprendemos, entre outras coisas, que a Língua Gestual (e não linguagem, como erradamente se diz) é a primeira língua dos surdos e a Língua materna é a segunda.
Vimos também que para os cegos e surdos, o dia-a-dia é mais difícil e tem que se descrever tudo para eles compreenderem o que os rodeia. É uma realidade um pouco triste, mas agora, felizmente, já há escolas para essas pessoas que vão ao encontro das suas necessidades, o que melhora significativamente a sua situação.
Mas o principal ensinamento que o filme nos transmite, reiterado pela Professora Antónia, é que os surdos e cegos são pessoas tão aptas quanto as outras para tudo, desde que lhes sejam proporcionadas condições ajustadas às suas necessidades e lhes sejam dadas iguais oportunidades.
Depois do filme, a Prof.ª passou um PowerPoint que continha o alfabeto da Língua Gestual Portuguesa e algumas expressões de cortesia nessa mesma Língua.
Mais tarde, depois de praticarmos um bocadinho, foram-nos distribuídos pedaços de cartolina onde se encontravam alguns desenhos das letras em Língua Gestual que nós tínhamos de “traduzir” para a escrita Portuguesa. No fim, depois de todos “decifrarem os códigos”, apareceram os nossos nomes, trocámos e cada um ficou com o seu nome em Língua Gestual.
Gostámos da palestra e aprendemos muito.

Beijos,
Dos teus amigos,
O 7ºA

Sem comentários: