Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Opiniões do 7ºC

Catástrofes Naturais
Um dos mais correntes problemas da humanidade são as catástrofes naturais.

Desde sempre, a terra tem sofrido com estes acontecimentos dos quais Portugal já foi palco em 1755. Lisboa foi “atacada“ por um terramoto que destruiu parcialmente a cidade. O que ficou foi logo a seguir destruído por um tsunami. Falando de acontecimentos mais recentes, neste ano, a 11 de Março, um sismo potentíssimo, que em si quase não causou estragos, deu-se no Japão. O pior foi o tsunami que o atingiu de seguida. Mas mesmo assim os estragos foram menores do que provavelmente teriam sido se este terramoto acontecesse num país sem a capacidade de prevenção que se verifica no Japão. Por exemplo, o Haiti sofreu também um terramoto com menos intensidade, mas causou muito mais estragos do que o do Japão. Outro tipo de catástrofes surge com as erupções vulcânicas. No ano de 1883, um vulcão indonésio chamado Krakatoa entrou em erupção. Esta erupção foi tão poderosa que destruiu dois terços do próprio vulcão, provocando um estrondo ouvido a 5000 quilómetros de distância e um arrefecimento da temperatura média mundial em 1 grau centígrado durante 3 anos!

Estes acontecimentos têm efeitos muito negativos na sociedade e infelizmente não podem ser previstos com a antecedência necessária, podendo apenas ser prevenidos como aconteceu no caso do Japão. Se o Mundo estiver preparado, as consequências da ira da Mãe Natureza podem ser menores.

Sérgio Artur Sequeira Bastos, Nº 26, 7ºC

A poluição


A poluição é um problema a nível mundial que está a aumentar cada vez mais, pois o Homem preocupa-se menos com a natureza e com o bem que ela lhe faz.
Eu acho que isto é um total crime ao ambiente e ao nosso próprio bem estar.
A poluição provoca a extinção de algumas espécies de animais. Em África, já só existe dois mil rinocerontes pretos. O homem consegue causar e aumentar esta situação, através do fumo dos automóveis, da combustão das fábricas, do uso de peles de animais para a produção de bens materiais.
A poluição também prejudica muito a camada de ozono aumentando assim o efeito de estufa.
Concluo assim que a poluição é um problema que cada vez está a prejudicar mais o bem estar dos seres vivos. Podemos atenuar este problema, respeitando a natureza e o meio que a rodeia.
Mafalda Seixas nº16
Rita teixeira nº21

Sem comentários: