Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Parlamento dos Jovens - 2012


Nos dias 7 e 8 de Maio 2012, os deputados jovens do círculo de Vila Real deslocaram-se a Lisboa no âmbito do projeto “Parlamento dos Jovens” do Ensino Básico, com o tema “Discriminação nas redes sociais”.
Toda a viagem, quer de partida quer de regresso, foi ótima para o convívio entre os deputados que se foram juntando. Para alguns membros dos círculos, foi a primeira vez que participaram neste projecto. Outros já eram repetentes.
Na primeira impressão, a perspetiva que levávamos da Assembleia da República por meio da televisão coincidiu com a realidade. Foi também “bom de se ver” que um edifício desta importância tem um elevado nível de segurança, logo na entrada!
Após a acreditação, dirigimo-nos às comissões onde estava destinado o nosso círculo, Vila Real, juntamento com os círculos de Braga, Castelo Branco, Beja, Porto, Setúbal e Viseu. Nesta comissão estava presente como presidente de mesa o sr.deputado Miguel Tiago, do PCP, e o sr. deputado do PS, Pedro Alves. À medida que cada círculo ia apresentando a sua proposta, foi-se começando a assistir a um intenso debate de ideias, de defesa das diferentes visões ao tema e de críticas, notando-se bastantes aptidões da parte de alguns deputados.
No final da comissão, foi votada a pergunta do nosso distrito como a terceira a ser colocada pelo nosso porta-voz, André Abraão, aluno da nossa escola, à deputada representante do partido Ecologista Os Verdes, Heloísa Apolónia, no dia da sessão de abertura do plenário de deputados.
Enquanto decorria a sessão na comissão, foi oferecida aos senhores jornalistas e professores uma visita guiada ao Palácio de São Bento. Esta iniciativa permitiu conhecer um pouco da sua história e as suas instalações, o que achei muito oportuno.
Terminadas as tarefas, proporcionaram-nos um momento de relaxamento muito agradável com um grupo coral de meninos acompanhados por banda, seguindo-se o jantar servido na Assembleia, tal como as outras refeições. A estada foi no Inatel – Oeiras, o que apelou ainda mais ao convívio entre os grupos.
O segundo dia começou com muito entusiasmo por parte dos deputados, realizando-se um bom debate, com o intuito de votar um projeto final passível de ser aproveitado pela Assembleia da República em iniciativas futuras, relacionadas com este tema.
A sessão do plenário foi aberta pelo vice-presidente da A.R, Guilherme Silva, na impossibilidade da presença da presidente. Como Presidente de mesa, ficou o jovem deputado Guilherme Velhais.
Foi um debate muito interessante, encarado pelos deputados com um caráter muito sério e de responsabilidade. Teve muita tensão, discursos muito bem estruturados, e deputados seguros do seu papel. Foi uma discussão jovem com muita qualidade!
À saída dos deputados, tivemos oportunidade de os entrevistar. Miguel Tiago, deputado do PCP, foi um dos questionados por Vila Real acerca da solução da crise de Portugal à qual afirmou “basta coletivamente querermos sair dela, e o país virar à esquerda”.
Os trabalhos foram encerrados pelo presidente da Comissão de Educação e Ciência, José Ribeiro e Castro.
Por fim, regressámos a casa, com uma viagem muito animada, com novos amigos e com uma experiência nova e única!

Ana Isabel Cruz Martins, 9.º G

Sem comentários: