Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Dia da Filosofia


CAMILO DEIXA MENSAGENS PARA AS GERAÇÕES FUTURAS


Este ano a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) convidou a população mundial a deixar uma mensagem ou um objeto para as gerações futuras numa cápsula do tempo que será aberta, na sede daquela instituição, em Paris, decorridos 50 anos.

A Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco, inspirada no desafio da UNESCO e entendendo que a melhor forma de celebrar a Filosofia é filosofando, decidiu construir um mural intitulado “DEIXE UMA MENSAGEM PARA AS GERAÇÕES FUTURAS”. Assim, a comunidade educativa foi convidada a construir este mural com pensamentos, citações, máximas de vida, poemas, desenhos, fotos e objetos. Posteriormente, todas as mensagens foram reunidas numa caixa que, depois de selada, foi guardada no cofre da escola. A caixa será aberta em 2022, na terceira quinta-feira do mês de novembro. E porquê  10 anos? Em primeiro lugar, porque a perspetiva de esperar 50 anos não agradou aos mais céticos em relação à longevidade humana; em segundo lugar, porque, na opinião dos organizadores, é o tempo suficiente para avaliar a atitude filosófica dos alunos, professores e funcionários do ano de 2012.

Fazendo um balanço da iniciativa “DEIXE UMA MENSAGEM PARA AS GERAÇÕES FUTURAS”, a organização considerou que esta contribuiu para a divulgação do Dia Mundial da Filosofia, espicaçando o espírito crítico de alunos, professores e funcionários da escola. As mensagens registadas no mural traduzem uma diversidade de pontos de vista. Nelas estão presentes o adolescente egocêntrico e apaixonado, o jovem irreverente e crítico, o adulto angustiado com o presente, o pessimista pela razão e o otimista pela vontade.

A escola congratula-se, também, pela colaboração à distância de ex-alunos que assumiram em pleno um sentimento de pertença à comunidade educativa, que nostalgicamente apelidam de Liceu.

E é já com “saudades do futuro” que se aguarda 2022. Até lá, leitor amigo!
 

Sem comentários: