Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Visita de estudo


No dia 3 de Janeiro do corrente ano, os alunos do Curso Profissional Técnicos Auxiliares de Saúde, do 11º ano, da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, de Vila real, deslocaram-se às localidades de Vila Pouca de Aguiar e Chaves para visitarem duas unidade de saúde, a Unidade de Cuidados de Saúde Paliativos e o Hospital, respetivamente.
           Esta actividade, planificada pela Professora Fátima Borges e o Professor António Viamonte, das disciplinas de Higiene e Segurança e Cuidados Gerais e Saúde, objectivavam, essencialmente, aproximar os alunos do contexto real das funções definidas no perfil do Técnico Auxiliar de Saúde, de forma a identificarem situações práticas de risco profissional e princípios gerais de prevenção associados ao desempenho da função para a qual estão a ser preparados. Objetivando, ainda, motivar os alunos para o estudo das disciplinas envolvidas na actividade, a turma considerou que os fundamentos da visita foram totalmente atingidos.
           Em Vila Pouca de Aguiar, tiveram a oportunidade de tomar contacto com o material utilizado nas diferentes valências do Centro, nomeadamente, dos quartos de internamento, a sala de fisioterapia, as casas de banho e a copa. Aperceberam-se os alunos da arquitectura do local sem barreiras para evitar queda dos pacientes com reduzida ou sem qualquer mobilidade e com estes os alunos dialogaram, ainda que brevemente, tendo tido oportunidade de avaliar o grau de satisfação naquele local de saúde, em termos gerais avaliado muito positivamente.
           Já em Chaves, ouviram uma palestra levada a cabo por uma enfermeira, Inês Lopes, e por uma Técnica de Segurança e Higiene no Trabalho, Célia Rodrigues, tendo aprendido questões relativas ao lixo orgânico, à esterilização e ainda ao funcionamento das equipas multidisciplinares de saúde. De seguida, viram o sector da esterilização, a parte dos sujos e a parte dos limpos e visitaram o serviço de urgência onde visualizaram o trabalho dos diversos profissionais.
            De regresso a Vila Real, a viagem foi animada por conversas relativas às aprendizagens feitas, pelas trocas de opiniões que foram unânimes: o contacto com a realidade de trabalho é fundamental para se enriquecerem conhecimentos e para que os futuros profissionais percebam o que os espera no mundo do trabalho, um trabalho exigente e que, por isso, se quer profissional, mas também muito humano, exigindo amor, sensibilidade, respeito pelo outro, o paciente fragilizado.



Sem comentários: