Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Passarinho



Passarinho o que tens? Desculpa, não te entendo, pareces triste, e apetece-me chorar ao ver-te assim… o que tens? Sabes, passarinho, sinto-me sozinha…Porque será? Sinto-me tão sozinha! As lágrimas não me caem no rosto, o meu cabelo foge-me, ajudado pelo vento, eu toco nas tuas penas e elas ficam pretas, porque será passarinho? A paz já não ronda na tua gaiola quem te prendeu? Quem te amarrou com as correntes do desgosto e do sofrimento? O teu sangue é o gelado Inverno, e os teus olhos são negros, sem luz nem reflexo. Porque me sinto sozinha, meu querido passarinho? Sabes, tenho medo…Tenho medo das sombras malignas que passam por este muro… Estou aqui há tanto tempo que as raízes daquela pobre árvore me prenderam a este canto, tenho medo passarinho! E se as sombras me quiserem comer? O teu canto é triste e agonizante… Será, passarinho, que te sentes como eu, na tua gaiola enferrujada? Tenho medo, muito medo das portas e das chaves: para onde me levarão? Para a morte?
 Passarinho, eu sei que estou a ser egoísta, mas se te soltar irei ficar sozinha, neste beco escuro, a ver a lua a rir-se de mim, e a luz a ir-se embora para nunca mais voltar. Será que te devo soltar, ou não? Que triste, que arrepiante… Se, ao menos, tivesse asas para voar contigo!… Adeus, meu amado passarinho, adeus…
(E assim ele foi embora e levou consigo a minha solitária alma…)


                                                                                                 Joana Carvalho – 8º E

Sem comentários: