Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

segunda-feira, 17 de março de 2014

Atividades de Carnaval



No dia 27 de fevereiro, o grupo de Artes Visuais da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco de Vila Real, no  âmbito do Plano Anual de Atividades (PAA)  e em colaboração com a  coordenação da  Biblioteca e da  Mediateca,  realizou  “O Carnaval na Escola” que  se constitui como  primeira etapa de abordagem às  comemorações dos   “Os 800 Anos de Texto em Língua Portuguesa”.
Esta atividade, transversal aos conteúdos de outras disciplinas, no curso de artes visuais é assumida pelas disciplinas de Desenho A e Oficina de Artes, sendo decorrente de  propostas de trabalho que se inserem nos conteúdos programáticos previstos ; no ensino básico, em Educação Visual, os alunos que revelaram vontade de participar foram acompanhados de forma a executarem os seus trabalhos  extra aula. Festejar o Carnaval torna-se  intervenção conjunta em que o   mote / referente  é comum aos  diversos níveis de escolaridade, reforçando o sentido de partilha de saberes. Entre outras recriações  os alunos  apresentaram  : “Os temíveis 800”, com  sinais de arquitecturas medievais ; trovadores; bobos; as ”senhor” das Cantigas de Amigo” ; “Iluminura”;  “Três Monges, 3R”;  “D. Dinis”  o rei poeta ;  personagens  do Auto da Barca do Inferno  de Gil Vicente;  “Camões “ ; Sto. António e alguns dos peixes, do Sermão de St António aos Peixes de Padre António  de Vieira; ou  a Geração de 70.
A atividade foi apresentada num desfile no átrio principal da escola, com passagem na Praça do Município e em algumas ruas da cidade. Regista-se o empenho e o dinamismo de alunos e professores na pesquisa,  entreajuda e construção de saberes que permitiram  a recriação  de diversas  personagens por intermédio de pinturas faciais, vestuário ou adereços, deslocando-nos  para cenários de evocação do tema/ efeméride,  proposto como referente das diversas intervenções.


Sem comentários: