Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quarta-feira, 21 de maio de 2014

PROJETO LER CONSIGO 2014



IMPRESSÕES DOS ALUNOS

Nos dias 3 e 4 de abril, as turmas B e E do 9º ano da nossa escola receberam a visita do Senhor Vereador da Educação da Câmara Municipal de Vila Real e o sr. Presidente da União de Freguesias de Vila Real, respetivamente, convidados a participar no Projeto LER CONSIGO. Fica o registo de excertos das opiniões dos alunos acerca da forma como vivenciaram esta atividade, que a escola vem desenvolvendo há já alguns anos.

9ºB


Fazendo-se acompanhar de obras de diversos autores, entre os quais Jorge Amado e Mia Couto, o convidado do 9ºB proporcionou as seguintes considerações dos alunos: «Acho que a atividade do Projeto LER CONSIGO foi muito positiva. Gostei de receber o nosso convidado. Os excertos dos livros que leu foram muito agradáveis. O Projeto estava muito bem organizado, é produtivo e deve repetir-se todos os anos.» «O convidado incentivou-nos a ler mais.»Na verdade, «gostei muito do livro de Mia Couto, que falava de futebol.»
«Adorei os excertos que leu. LER CONSIGO ajudou-nos a aprender a importância da leitura»: é «bom para nos levar a ler mais, é diferente do comum»; «muito interessante, incentiva-nos à leitura de uma maneira diferente. Adorei os livros escolhidos pelo leitor, que se adequavam aos adolescentes. Além disso, expressava-se de uma maneira fenomenal, parecia que entrava no livro e encarava as personagens. Acho que esta atividade deveria continuar, pois é uma excelente maneira de os alunos se apaixonarem ainda mais pela leitura.»
«Gostei muito da forma como a escola promove a leitura através da visita de uma pessoa que lê para nós e connosco, e nos apresenta alguns livros de que gostou.»
«Gostaria que todos tivessem a oportunidade de realizar este projecto. É uma experiência a repetir.»
 9ºE



O convidado selecionou, do livro de poemas de Pires Cabral, Gaveta do Fundo, o poema “Fechou a Escola em Grijó” e excertos da antologia Os Melhores Amigos-Contos sobre a Amizade, organizada por Inês Pedrosa.
As opiniões registadas pelos alunos mostram que «é bom ver pessoas aceitarem ir ler às salas para os alunos e professores. O nosso convidado leu sobre a amizade, um tema bom para apresentar aos alunos», o que nos « permitiu conhecer os seus interesses de leitura.» O Projeto “Ler Consigo” « foi um êxito. O sr. Presidente da União de Freguesias de Vila Real leu vários excertos cujas histórias eram encantadoras, pois mencionavam a amizade. Agradou-me o modo de interpretá-las e a maneira como nos transmitiu diversos sentimentos - é também uma forma de chamar a atenção para a leitura», «uma forma de promover a leitura em quem não gosta de ler. Fez-me vê-la de outro modo.» Além disso, «permitiu-nos compreender e valorizar as relações entre os seres humanos e, acima de tudo, procurar o contacto real e não apenas o virtual.»
«O nosso convidado não só foi eloquente na sua leitura como também apresentou dois livros que abordavam temas lindíssimos como a amizade e os valores positivos da pessoa.» « Gostei muito da leitura do convidado, que interagiu com os alunos.» Os textos lidos «adaptavam-se à nossa idade». Na verdade, «esta atividade foi muito gratificante.» O Projeto “Ler Consigo” « é uma maneira de nos incentivar a ler, além disso é também uma forma de tornar a aula diferente mas igualmente enriquecedora, por isso «deve continuar nos próximos anos, já que é muito produtivo.»
  
Vila Real, 10 de abril 2014
Prof.: Mª João Cunha

Sem comentários: