Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

sábado, 17 de maio de 2014

Viagem à Cantábria – Espanha


Escola Camilo Castelo Branco conquista os Picos da Europa

Integrados num grupo de alunos dos 7º e 8º anos da Escola Secundária Camilo Castelo Branco, e acompanhados por alguns dos seus encarregados de educação e docentes, realizámos uma viagem à Cantábria, entre os dias 5 e 8 de abril.
Observámos não só paisagens naturais verdes, salpicadas com o branco da neve, como belíssimas paisagens urbanas que refletiam uma inigualável arquitetura.
Após algumas paragens chegámos a León, onde passeámos pela parte “antiga” da sua urbe, comprámos “recuerdos” e tivemos oportunidade de admirar a sua bela Catedral e o edifício da “Caja España”, entre outros monumentos.
Depois da agradável visita, rumámos até ao Hotel Marfrei, em Suances, tendo passado pela localidade onde nasce o Rio Douro, de seu nome Reinosa.
No dia seguinte, dirigimo-nos a Potes, percorrendo o desfiladeiro da Ermida, passeando junto ao rio, e visitando o comércio local. A seguir ao almoço, partimos em direção ao cerne da nossa viagem, os majestosos Picos da Europa, que, já ao longe, matizavam de branco a paisagem.
Subimos de teleférico até ao Mirador del Cable e, num dos pontos mais altos desta surpreendente cadeia montanhosa, teve lugar uma divertida “luta” na neve. Como corolário desta jornada, fomos até à Playa de los Locos onde observámos um magnífico pôr-do-sol.
Para o dia sete, como planeado, um destino promissor, Santillana del Mar, uma pequena vila classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade. Nesta localidade visitámos o Mosteiro de “La Colegiata de Santa Juliana”, bem como um museu que retrata as torturas impostas pela Santa Inquisição aos “inimigos da fé cristã”, e ainda um outro, onde predominavam as esculturas em pedra. Nas ruas, tal como no museu referido, a pedra era o elemento preponderante, sendo a matéria-prima duma infinidade de esculturas, recobrindo o pavimento e as fachadas dos edifícios, quase todos brasonados, ostentando, desta forma, um passado glorioso. Este cenário era tão perfeito que quase nos transportava para a época medieval.
Nessa tarde deslocámo-nos ao “Parque de la Naturaleza de Cabárceno”, situado numa antiga mina de extração de ferro, onde existem centenas de animais provenientes dos cinco continentes que vivem em regime de semiliberdade.
O nosso itinerário iniciou-se pelo reptilário, onde pudemos observar cobras e lagartos de todos os tamanhos; o resto do percurso, ao ar livre, foi realizado a pé ou de autocarro.
Entre a imensidão dos espécimes que vimos, destacaram-se as Tartarugas, as Avestruzes, as Girafas, os Javalis, os Rinocerontes e Hipopótamos, os Camelos e Dromedários, os Asnos Somalis, as Zebras Burchell e Grevy, os Leões e os Tigres, bem como os Elefantes. No entanto, na nossa opinião, os protagonistas deste parque foram os Gorilas e os Ursos, que se destacaram pelas suas atitudes, muito similares às dos seres humanos.
Depois desta hilariante visita recuperámos forças para o regresso a casa, que se estava a aproximar.
No último dia rumámos até Santander, uma maravilhosa cidade no litoral, com casas esplêndidas e uma vastíssima diversidade monumental. Aqui passeámos pela península de La Magdalena, onde vimos o deslumbrante Palácio e um recinto com focas e pinguins.
Pela última vez, deslocámo-nos ao nosso acolhedor hotel para almoçarmos e, depois da despedida, de malas aviadas, preparámo-nos para o regresso a casa.
Por estes quatro dias magníficos, de convívio salutar e enriquecimento cultural, queremos deixar o nosso público apreço à nossa Escola.


)
Por Santander.

Pelos Picos da Europa.

Texto: Lia e Eva Melo (7ªA)

Sem comentários: