Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

quinta-feira, 7 de maio de 2015

PROJETO “LER CONSIGO”

PROJETO “LER CONSIGO” – Em abril leituras mil


No âmbito do projeto LER CONSIGO- Em abril leituras mil, recebemos, na nossa aula de Português, a sra. dra. Elisabete Matos, secretária da Assembleia Municipal de Vila Real, pessoa que em toda a sua apresentação demonstrou um grande gosto pela leitura e, acima de tudo, pela vida… Revelou algumas vivências suas, alguns segredos, e transmitiu-nos o verdadeiro valor da palavra mãe.
Leu-nos um livro magnífico, A mãe que chovia, de José Luís Peixoto. A história ensina a dar mais apreço à nossa mãe. Deu vida ao conto que leu e os alunos mantiveram-se sempre muito atentos e interessados.
A convidada era muito comunicativa e interagiu bastante com todos, o que despertou uma curiosidade imensa sobre ela; associou a simplicidade das suas palavras a questões profundas da vida. Senhora muito simpática, ensinou-nos grandes lições de vida: nunca devemos desistir dos nossos sonhos; independentemente da idade, devemos sempre lutar pelo que queremos. Pessoa inspiradora, espetacular, cheia de “garra” e de emoção, é uma “guerreira”; adorámos o relato de histórias da sua vida.

Gostaríamos que este projeto continuasse para podermos conhecer mais pessoas magníficas como esta grande senhora que adora ler.



Opinião dos alunos do 10.ºB, 
21 de abril 2015
dra. Elisabete Matos, secretária da Assembleia Municipal de Vila Real.




No âmbito do projeto “LER CONSIGO –Em abril leituras mil”, no dia 23 de abril recebemos, na nossa aula de Português, o dr. António Alves, proprietário da livraria Traga-Mundos, que quer ser tratado só por António e é um amante da literatura. Falou-nos da relação que sempre teve com a leitura ao longo da sua vida; desde sempre nutriu um grande carinho pelos livros: a sua espetacular história de vida mostrou que, se gostarmos muito de ler, nada nos vai impedir de o fazer, nem mesmo o dinheiro. Tem uma verdadeira paixão pelos livros e leu, de Miguel Torga, um excerto do Diário II, sobre Vila Real e o Marão, de 1942: gostámos muito. Cativou-nos e incentivou-nos a ler um pouco mais.
O nosso convidado tinha um belo discurso, fluente e lindo. Transmitiu a ideia de dar mais valor ao que temos e de que ler pode ser muito importante para a vida: mostrou-se um grande homem da cultura transmontana.
Apreciámos a qualidade da sessão realizada e foi muito bom o facto de o convidado ter partilhado connosco as suas incríveis experiências de leitura e de vida. Esta iniciativa é ótima e esperamos poder ter mais experiências semelhantes.
Não iremos esquecer esta visita!


10.ºA 
23 abril 
dr. António Alves (Traga-Mundos)




Nas lições números 101 e 102, do dia 27 de abril, recebemos a sra. Dra.Eugénia Almeida, vereadora dos pelouros da Coesão Social e Igualdade e da Cultura, da Câmara Municipal de Vila Real. Quando a nossa convidada chegou à sala, explicou a importância do seu cargo como vereadora. Destacou o grande papel da mulher na sociedade, tendo demonstrado a sua preocupação com a violência doméstica exercida sobre as mulheres e indicado o número de mortes causadas por este ato bárbaro, ocorridas ao longo de 2015,até ao momento. Este assunto e a questão da igualdade e da discriminação da mulher na sociedade provocaram a preocupação geral da turma.
Leu-nos um poema muito bonito acerca da mulher, de Manuel Cardona, poeta vilarrealense. Foi uma leitura emocionada e adorámos a forma como a nossa convidada comunicou com a turma; sugeriu-nos uma interessantíssima atividade de desenvolvimento de ideias a partir da mensagem do poema, na qual participámos com todo o gosto, e ofereceu a cada aluno um caderno em branco, apenas com o poema lido na primeira página, no qual poderemos escrever os nossos próprios textos, que temos hipótese de enviar à sra. Vereadora, para uma possível publicação.
Este projeto é um privilégio com benefícios para os alunos, visto que tem como objetivo reforçar a ideia de que ter hábitos de leitura é muito importante. Esperamos que, no próximo ano, possamos realizar novamente esta experiência.


10.ºG 
27 abril 
Sra. Vereadora da Coesão Social e Igualdade, da Cultura e da Saúde, da Câmara Municipal de Vila Real – dra. Eugénia Almeida.

Sem comentários: