Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

terça-feira, 9 de junho de 2015

Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica

Aprovada a candidatura da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica pelo Programa Científico “O Homem e a Biosfera” – MAB da UNESCO.
Foi aprovada hoje a candidatura da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica, apresentada por Portugal e Espanha, durante a 27ª Sessão do Conselho Internacional de Coordenação da Programa Científico “O Homem e a Biosfera” (Man and Biosphere) – MAB da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que está a decorrer na sua sede, em Paris, entre 8-12 de junho de 2015.

Esta é a segunda Reserva da Biosfera Transfronteiriça existente entre Portugal e Espanha. A primeira Reserva da Biosfera Transfronteiriça foi aprovada em 2009 e localiza-se no Gerês – Xurés. A Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica passa a ser a décima quinta Reserva da Biosfera Transfronteiriça, a nível mundial, e a oitava Reserva da Biosfera portuguesa.
A candidatura da Reserva da Biosfera Transfronteiriça da Meseta Ibérica foi promovida e apresentada pelo Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial – ZASNET e inclui 12 municípios do Nordeste Transmontano (Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais) e parte da província de Zamora e de Salamanca, num total de 1.132.606 ha. Esta Reserva da Biosfera Transfronteiriça inclui ainda quatro Parques Naturais (Lago de Sanabria e arredores, Montesinho, Douro Internacional e Arribes del Duero) e diversos espaços pertencentes à Rede Natura 2000.

Fonte: Comissão Nacional da UNESCO.



Penedo Durão - Freixo de Espada à Cinta.


                                     Alpajares.

Alpajares - pintura rupestre.

fotos: João Costa - 2011

Sem comentários: