Divulgação informativa e cultural da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco - Vila Real

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Dia Internacional Da paz

MENSAGEM DA DIRETORA GERAL DA UNESCO POR OCASIÃO DO DIA INTERNACIONAL DA PAZ
21 de setembro
Parcerias para a Paz – Dignidade para Todos

Em 2015 comemoramos o Dia Internacional da Paz, ao lado do 70º aniversário da UNESCO. Durante 70 anos  a nossa mensagem tem sido a mesma. A paz deve ser construída na mente das mulheres e dos homens, tendo como base os direitos humanos, a dignidade, no âmbito da cooperação, na educação, nas ciências, cultura, comunicação e informação. A solidariedade e o diálogo são as bases mais sólidas para a paz, guiadas pela igualdade, respeito e compreensão mútua.
Em tempos conturbados, quando todas as sociedades estão em processo de transformação, e a cultura é objeto de ataques, esta mensagem nunca foi tão importante. Este é um ano decisivo para o mundo já que os Estados definirão uma nova agenda mundial para o desenvolvimento sustentável. Esta será uma agenda para a paz, através de alianças em todo o mundo e em todos os níveis da sociedade. Hoje, acredito que atualmente cada um de nós tem a responsabilidade partilhada de moldar um futuro melhor para todos, pela construção da paz, nas nossas vidas, todos os dias.
A paz é mais do que a ausência de conflitos armados entre os Estados e no interior dos mesmos. A mensagem do Congresso Internacional sobre a Paz na Mentes dos Homens, organizado pela UNESCO, em Yamoussoukro en 1989, foi clara: para promover uma cultura de paz é necessário construir um entendimento mútuo entre as comunidades, os grupos sociais e as pessoas. Hoje mais do que nunca, os direitos humanos e a dignidade têm de ser o nosso ponto de partida, e o diálogo deve ser a nossa ferramenta mais poderosa. Tendo presentes estes objetivos, a UNESCO lidera a Década Internacional para a Aproximação de Culturas (2013-2022), proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas, com o fim de promover a riqueza da diversidade cultural e construir novas pontes para o diálogo. Este mesmo espirito guia o novo quadro de ação integrado da UNESCO. “Capacitar os jovens para edificar a paz” que aspira a dotar as mulheres e os homens jovens de conhecimentos, competências e valores que os capacitem para viver uma vida pacífica, construtiva e produtiva e atuar como cidadãos do mundo responsáveis.
Nenhum Estado, por mais poderoso que seja, pode garantir a paz sozinho. Juntos, em parceria, podemos erguer os baluartes da paz nas mentes das mulheres e dos homens, - especialmente nas mentes jovens -, para promover novas relações de harmonia e compaixão para com os outros e o mundo.

                                                                                              Irina Bokova

Sem comentários: